quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Açorda com Ovo

Mais uma vez volto às refeições rápidas, da minha hora de almoço.
Como agora nunca falta pão em casa e antes de ontem até me tinham dado mais pão, porque de vez em quando há um senhor que vem aqui, buscar aparas de madeira e para compensar trás sempre pão fresco para todos os colaboradores, sendo que tinha em casa bastante pão.
Por coincidência, tinha estado a falar com directora financeira que desconhecia por completo como se fazia açorda (ela é do Porto, será que lá não fazem açorda? ela diz que nem de marisco ainda provou...) e o filhote tinha comido na ama e adora tal como a mãe, pelo que não sai ao pai que destesta açorda e assim ontem lembrei-me de fazer uma açorda para acompanhar com uns rissóis (não, estes não são feitos por mim, são mesmo de compra, porque eu não sou assim tão prendada!).

Ingredientes:
  • Água - ver a medida tendo em conta a quantidade de pão
  • Sal q.b.
  • Alho - 3 ou 4 dentes
  • Azeite q.b.
  • Pão do dia anterior ou de vários dias, podem e devem ser vários tipo de pão
  • 1 Ovo
  • Coentros, opcional


Confecção:

Colocar um fio de azeite num tacho a aquecer e depois colocar os alhos partidos em pequenas lascas. Deixar apenas o azeite tomar o sabor dos alhos, sem fritar. Juntar o sal e a água, eu geralmente junto já água a ferver, por ser mais rápido. Juntar o pão partido em pedaços, ir mexendo bem, pois conforme o pão vai absorvendo a água, vai ficando mais desfeito e mais homogéneo.

Depois de estar já uma pasta bem homogénea e já bem sequinha, deitar o ovo e mexer bem para ficar tudo bem misturado. No fim, deitar coentros partidinhos e misturar. Desta vez não usei coentros, por não ter.

Servir com salgados.


Tempo de Confecção: Entre 5 a 10 minutos (com água a ferver).

2 comentários:

Anónimo disse...

Das receitas de açorda que pesquisei esta foi realmente a que me pareceu mais simples e agradável. Obrigada!

Telma disse...

Tinha para aqui muito pão seco e fiz esta receita, ficou muito bem :)

Bjs *****