terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Tomates com Ovos - Receita Algarvia

Eu adoro esta comidinha, já o meu marido não lhe acha piada nenhuma, mas mesmo assim vou continuar a faze-la, até porque o Gil já provou e também gostou!
É uma receita que a minha mãe e a minha avó materna me passaram, pois a minha avó materna é algarvia.


É uma comida que se pode fazer mais no Verão, já que convém que os tomates estejam bem madurinhos, já uma vez a tentei "aldrabar" com tomates de lata, mas esqueçam porque o resultado, não é o recomendável.
Mas se comprarem tomates e deixarem-nos amadurecer, sintam-se à vontade para fazer em qualquer época, porque quem gosta, gosta sempre! ;) E olhem que bem quentinho é uma comida que também se come muito bem no Inverno!

Ingredientes:

  • 1 kg de tomates bem maduros
  • 4 a 6 Ovos
  • Duas cebolas médias
  • Azeite q.b.
  • Sal q.b


Confecção:

Em primeiro lugar devemos lavar bem os tomates e depois pelá-los, fervendo água e colocando-os lá dentro, para sejam facilmente pelados.

Fazer um refogado com o azeite e a cebola. Depois de pelados, juntar os tomates partidos em pedaços e deixar cozer bem. Depois de bem cozidos, apagar o lume, juntar o sal e triturá-los com a varinha mágica. Bater os ovos (vejam a quantidade que o tomate rendeu e vejam a quantidade de ovos a colocar, porque há tomates mais águados que outros, quanto mais aguados forem, mais ovos devem levar).

Batam os ovos. Levem novamente o preparado ao lume e vão juntando lentamente os ovos sem deixar de mexer, para que os ovos não cozam num só local, mas para ficar num molho homogéneo.

Depois de bem misturados, retirem do lume e deixem que "enxugue" um pouco.

Sirvam com batatas fritas.

Sem comentários: