terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Bolo de Aniversário do Gil - Chocolate e Coco

Decidi fazer o bolo do segundo aniversário do Gil, porque este ano iria menos gente do que no ano anterior, tendo em conta que estávamos de luto pelo meu avô e não queria uma festa de arromba e também porque o bolo do ano passado era bonito, mas custou cerca de 35% do orçamento total do gasto da festa e achei que era capaz de fazer algo bonito, original, delicioso e muito mais económico!

Tinha andado a ver várias receitas, mas nenhuma me tinha verdadeiramente entusiamado, mas na altura de fazer o bolo, olhei para os ingredientes de que dispunha em casa e encontrei no verso de um pacote de chocolate (do Pingo Doce) uma receita, e decidi que seria aquilo mesmo, com algumas alterações obviamente, pois não sei mesmo seguir uma receita sem inventar mais qualquer coisa, sendo que neste caso até dobrei as quantidades da receita, além de lhe ter acrescentado mais um ingrediente, quanto a mim essencioal para o sucesso que o bolo fez!

Ingredientes:
  • 8 Ovos
  • 4 Chávenas de Açucar - usei apenas 3 e mais qualquer coisita
  • 4 Chávenas de Farinha - usei Farinha para Bolos da Nacional, não tendo usado fermento
  • 1,5 Chávena de Óleo
  • 2 Chávenas de Leite Morno
  • 2 Colheres de Sobremesa de Fermento - não usei, porque a farinha já tinha
  • 250g de Chocolate em Pó - usei 2 embalagens da marca Pingo Doce
  • 200g de Coco ralado - usei uma embalagem da marca Pingo Doce


Confecção:

Liguei o forno a 180º graus.
Numa saladeira bem grande coloquei primeiro os ovos, o açucar, o chocolate em pó, a farinha, o óleo e bati tudo, depois envolvi com o leite morno, até ficar tudo homogéneo.
Untei uma forma rectangular (e ainda me deu para outra mais pequena) e levei ao forno, cerca de 50 minutos.


Cobertura:

  • Duas embalagens de Chantily Royal (4 pacotes)
  • Meio frasquinho de corante verde
  • Confetis para decorar


Depois de ter cortado o bolo em forma de "2", em que mais parecia um "Z", mas pronto... segui as instruções da embalagem de chantily (com leite) e juntei o corante verde, para dar o ar de uma pequena selva.

Com o saco de pasteleiro cobri o bolo, coloquei-lhe os confetis, coloquei a vela dos dois aninhos e espalhei os animais por sima do bolo.

O resultado final foi este:



O bolo ficou óptimo, toda a genta gabou a minha proeza (ai a baba!).

Podem usar metade da receita para um bolo normal, mas como era para ser um bolo de aniversário para cerca de 25 pessoas, optei por fazer numa quantidade maior, no entanto ainda sobrou bastante...

1 comentário:

Sandra disse...

Devia estar mesmo bom!

Eu aqui não uso muito chocolate por causa do Papá cá de casa que se recente logo da barriguita.
Em relação ao "2", fui ao word e fiz um dois, ampliei para uma folha A4 e imprimi. Recortei e depois coloquei em cima do bolo.
Vou fazer igual para o 3.
Bjs