sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Frango na Máquina de Fazer Pão

Logo depois de ter comprado a MFP andei à procura de receitas e descobri no Fórum da Bimby, na secção dedicada às MFP, receitas que não eram só de pão, mas também de outras coisinhas, sendo que as mais usuais continham frango ou bacalhau.
Já tinha experimentado fazer frango na MFP, como podem ver aqui, e o resultado tinha sido satisfatório, pelo resolvi repetir a façanha.

Ingredientes:
  • Uma embalagem de frango aos pedaços (podem ser coxas, pernas, peitos, etc, eu usei de pedaços mistos)
  • Azeite q.b.
  • 1 cebola de tamanho médio
  • Meio pacote dos pequenos de vinho branco de mesa
  • Sal q.b.
  • Alho em pó q.b.
  • Pimentão doce q.b.

Confecção:
Coloquei um fio de azeite na cuba da MFP e o vinho. Depois cortei a cebola em rodelas e inseri também na cuba, cobrindo com os pedaços de frango. Adicionei o sal, o alho em pó, o pimentão doce e cobri com mais um fio de azeite.
Usei o programa cozer (programa 12 -> 1 hora) e programei para a hora do jantar. Quando cheguei ao patamar de entrada de casa estava um cheirinho delicioso... e o resultado foi este:



Podem servir com o que desejarem, arroz, massas, batatas, verduras, etc... eu optei por fazer um puré de batata para poder aproveitar o molhinho! ;)

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Bolo de Maça, Canela e Nozes

Voltei a fazer esta receita. Mas resolvi fazer umas pequenas alterações, então os ingredientes ficaram desta forma:


Ingredientes:
  • 3 Maçãs
  • 3 Ovos
  • 200g de Açucar
  • 100ml de Óleo
  • 100ml de Leite
  • 50ml de Vinho do Porto
  • 300 g de Farinha - usei Farinha Extra Fina da Nacional
  • 1 Saqueta de de fermento químico do Lidl
  • 3 colheres de sopa de Canela em Pó
  • 100g de nozes partidas em pedacinhos
  • Miolo de 6 nozes, para colocar por cima


Confecção:

Coloquei as maçãs no copo da 1,2,3 e triturei, depois adicionei os ovos, o açucar, o óleo, o leite, o Vinho do Porto e a canela, bati tudo até ficar homogéneo.
Num recepiente à parte, juntei a este preparado a farinha e o fermento, batendo com a batedeira na velocidade máxima cerca de 3 a 5 minutos. Por fim coloquei as 100g de nozes, misturando tudo muito bem.
Tirei a cuba da MFP e coloquei lá dentro todo o preparado. Coloquei no programa de cozer (programa 12 -> 1 hora, mas ainda tive de colocar mais 20 minutos, façam o teste do palito para irem vendo a cozedura). Quando vi que o bolo começava a ficar um pouco mais cozido, cerca de 20 a 30 minutos depois do ciclo começar, coloquei as nozes por cima, para enfeitar.

Pois e agora preguntam vocês se temos de bater tudo primeiro, qual a vantagem de usar a MFP e não fazer pelo método tradicional?

É muito simples, eu sempre gostei muito de fazer bolos, mas detesto o ritual de untar uma forma e de ficar com as mãos todas cheias de margarina! A cuba da MFP não requer esses cuidados, pelo que posso fazer um bolo todas as semanas sem esse contratempo, a desvantagem é somente o formato do bolo, se quiserem uma coisa mais tradicional e bonitinha, o formato da MFP é pouco estético, mas a mim sabe-me o bem pelo sabor e não pelo formato! :P

A outra grande desvantagem é a quantidade de calorias que vamos ingerindo com estas delícias... ups...

Desafio

Ontem recebi o primeiro desafio, deste cantinho, pela Sandra.
As regras são:
1 - Linkar a pessoa que te indicou;
2 - Escrever as regras no blog;
3 - Contar 6 coisas aleatórias sobre mim;
4 - Indicar mais 6 pessoas e colocar os links delas no fim do post;
5 - Transmitir o desafio aos escolhidos, deixando um comentário no blog deles.

Então aqui vão 6 coisas sobre mim:
  1. Sou muito teimosa e detesto ser injustiçada.
  2. Consigo ser extremamente orgulhosa (ou não fosse do signo Leão), mas sei dar o braço a trocer se vejo que não tenho razão (aí mas se tiver, ninguém ma tira!).
  3. Descobri já depois dos 30, que a família é demasiado importante para mim!
  4. Sou uma apaixonada por gatos, desde os 11 anos que me lembro de ter sempre um companheiro felino.
  5. Tenho pavor de aranhas, fazem confusão aos neurónios (quem é que se terá lembrado de inventar um bicho destes?).
  6. Gostava de escrever um livro (mas nunca acabo nada do que começo!).

Bem, eu não vou comprir a regra número 4, até por este blog é muito recente e não tenho assim tantas visitas assíduas a quem possa passar o desafio, quem por cá passar e que ainda não tenha feito o desafio, pode levá-lo e deixar-me aqui o comentário para eu ir ver as vossas respostas! ;)

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Almondegas com Natas e Sopa de Cebola

Esta é mais uma receita super rápida, que costumo fazer e que sai sempre bem.
É daquelas receitas que dá para fazer na hora, no caso terem algumas visitas surpresa, basta ir ao supermercado mais próximo comprar umas embalagens de almondegas, de cogumelos e fazem isto rapidamente.

Ingredientes:

  • Um pacote de natas (opcional)
  • Um pacote de sopa de cebola
  • Cerca de dois copos de leite
  • Cerca de 200g de cogumelos frescos
  • Uma embalagem de Almondegas temperadas
  • Duas colheres de sopa de Maizena Express, especial para engrossar molhos

Confecção:

Deitar num tacho o pacote de natas (pode ser só o leite e depois com a farinha Maizena, acaba por ficar com um molho mais grossinho) e o pacote de sopa de cebola e levar ao lume, mexendo bem. Colocar os cogumelos inteiros ou partidos a gosto (eu parti ao meio os mais pequenos e em 4 os maiores) e colocar as almondegas. Ir mexendo e ir adicionando o leite de forma a que o preparado não se pegue no tacho. Deixar cozer as almondegas e deixar apurar. Se o molho estiver, muito líquido, adicionar a Maizena para engrossar o molho.

Servir com batatas (fritas, cozidas ou em puré) e com esparregado ou uma salada.

Tempo de Confecção: Cerca de 20 a 25 minutos


Foi ontem o nosso jantar e ainda deu para o meu almoço, o Gil adorou os cogumelos!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Pão Rústico do Lidl com Farinha T65

Como tinha de voltar a fazer pão para hoje, resolvi seguir o conselho da Sandra e fiz desta forma:

Ingredientes:
  • 180 ml de água
  • 125g de Farinha para Rústico do Lidl
  • 125g de Farinha de Trigo tipo 65
  • Cerca de 5g de fermento biológico Ramazotti

Confecção:
Colocar os ingredientes por ordem na cuba da máquina de fazer pão, programar a máquina, pão normal, quantidade I e cor clara.

Ficou bem melhor do que da outra vez, pois não ficou tão salgado e parece-me que até ficou mais fofinho. Geralmente não faço pão em grande quantidade, porque um pão com cerca de 250g de farinha dá-nos mais ou menos para 2 dias, mas este levou logo um arrombo pela manhã, eu comi duas fatias (e ele já nem estava quente, devo ter-me enganado nas horas...) e ainda trouxe uma para comer aqui no escritório, pelo que acho que amanhã tenho de repetir a dose...

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Açorda com Ovo

Mais uma vez volto às refeições rápidas, da minha hora de almoço.
Como agora nunca falta pão em casa e antes de ontem até me tinham dado mais pão, porque de vez em quando há um senhor que vem aqui, buscar aparas de madeira e para compensar trás sempre pão fresco para todos os colaboradores, sendo que tinha em casa bastante pão.
Por coincidência, tinha estado a falar com directora financeira que desconhecia por completo como se fazia açorda (ela é do Porto, será que lá não fazem açorda? ela diz que nem de marisco ainda provou...) e o filhote tinha comido na ama e adora tal como a mãe, pelo que não sai ao pai que destesta açorda e assim ontem lembrei-me de fazer uma açorda para acompanhar com uns rissóis (não, estes não são feitos por mim, são mesmo de compra, porque eu não sou assim tão prendada!).

Ingredientes:
  • Água - ver a medida tendo em conta a quantidade de pão
  • Sal q.b.
  • Alho - 3 ou 4 dentes
  • Azeite q.b.
  • Pão do dia anterior ou de vários dias, podem e devem ser vários tipo de pão
  • 1 Ovo
  • Coentros, opcional


Confecção:

Colocar um fio de azeite num tacho a aquecer e depois colocar os alhos partidos em pequenas lascas. Deixar apenas o azeite tomar o sabor dos alhos, sem fritar. Juntar o sal e a água, eu geralmente junto já água a ferver, por ser mais rápido. Juntar o pão partido em pedaços, ir mexendo bem, pois conforme o pão vai absorvendo a água, vai ficando mais desfeito e mais homogéneo.

Depois de estar já uma pasta bem homogénea e já bem sequinha, deitar o ovo e mexer bem para ficar tudo bem misturado. No fim, deitar coentros partidinhos e misturar. Desta vez não usei coentros, por não ter.

Servir com salgados.


Tempo de Confecção: Entre 5 a 10 minutos (com água a ferver).

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Tomates com Ovos - Receita Algarvia

Eu adoro esta comidinha, já o meu marido não lhe acha piada nenhuma, mas mesmo assim vou continuar a faze-la, até porque o Gil já provou e também gostou!
É uma receita que a minha mãe e a minha avó materna me passaram, pois a minha avó materna é algarvia.


É uma comida que se pode fazer mais no Verão, já que convém que os tomates estejam bem madurinhos, já uma vez a tentei "aldrabar" com tomates de lata, mas esqueçam porque o resultado, não é o recomendável.
Mas se comprarem tomates e deixarem-nos amadurecer, sintam-se à vontade para fazer em qualquer época, porque quem gosta, gosta sempre! ;) E olhem que bem quentinho é uma comida que também se come muito bem no Inverno!

Ingredientes:

  • 1 kg de tomates bem maduros
  • 4 a 6 Ovos
  • Duas cebolas médias
  • Azeite q.b.
  • Sal q.b


Confecção:

Em primeiro lugar devemos lavar bem os tomates e depois pelá-los, fervendo água e colocando-os lá dentro, para sejam facilmente pelados.

Fazer um refogado com o azeite e a cebola. Depois de pelados, juntar os tomates partidos em pedaços e deixar cozer bem. Depois de bem cozidos, apagar o lume, juntar o sal e triturá-los com a varinha mágica. Bater os ovos (vejam a quantidade que o tomate rendeu e vejam a quantidade de ovos a colocar, porque há tomates mais águados que outros, quanto mais aguados forem, mais ovos devem levar).

Batam os ovos. Levem novamente o preparado ao lume e vão juntando lentamente os ovos sem deixar de mexer, para que os ovos não cozam num só local, mas para ficar num molho homogéneo.

Depois de bem misturados, retirem do lume e deixem que "enxugue" um pouco.

Sirvam com batatas fritas.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Pão Doce de Coco

Este fim de semana, lembrei-me de fazer um pão doce na MFP, agradou-me uma receita que tinha e que levava leite e comecei a faze-la, quando chego quase ao fim dos ingredientes vi que levava aveia e ainda me questionei: "Mas que raio... porque não li a receita até ao fim? Onde vou buscar agora a aveia?"
Sem entrar em pânico, lembrei-me logo que tinha coco e sem pensar duas vezes toca de substituir e não é resultou muito bem?


Ingredientes:

• 1 copo com um ovo batido e o resto preenchido com leite (usei o copo que foi fornecido pela MFP).
• 50 gramas de manteiga derretida.
• ½ copo de açúcar.
• ½ colher (chá de sal).
• 2 copos de farinha de trigo tipo 55.
• 1 copo de coco ralado.
• 1 carteirinha de Vahiné – fermento biológico 4,6g.


Confecção:

Colocar os ingredientes na forma na ordem indicada. Seleccionar o programa de pão doce, cor clara. Retirar da forma mal acabe o programa, pois se deixarmos a hora de aquecimento acho que fica muito cozido.

A nossa cozinha ficou com um cheirinho incrível e esta receita é óptima para o pequeno-almoço ou para um lanchinho servido com chá ou café.

Tenho comido esta delicia ao pequeno-almoço, adoro torrar uma fatia, barrá-la com manteiga e colocar uma fatia de queijo flamengo por cima, fazem-me lembrar os bons pequenos almoços que se comem em hóteis e casas de turismo rual... aí que saudades...

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Pão Rústico do Lidl

Até agora só tinha experimentado as farinhas da Nacional, mas ao que parece eles andam esgotadas (tal como eu, muita gente deve ter recebido de presente de Natal uma MFP!) e as receitas que tenho experimentado do livro da MFP não me têm saído lá muito bem e como ontem fui ao Lidl, aproveitei para trazer 4 variedades das farinhas deles e comecei por experimentar a de Pão Rústico.
Em geral faço apenas 1/4 de pacote de cada vez, já que se usar logo 500g de farinha, o pão fica bem grande e como não somos muito comilões, acaba por ficar dias demais... assim prefiro fazer menos quantidade, mesmo que tenha de fazer mais vezes, mas sabe bem melhor comer pão quentinho pela manhã e não se estraga!

Ingredientes:
  • 190ml de água
  • 250g de Farinha de Pão rústico, do Lidl
Confecção:

Colocar em primeiro lugar a água e depois a farinha. Programar a MFP para a hora pretendida, no programa Normal, Quantidade de Massa I e Cor Clara.

Apesar de ter ficado com uma códea um pouco duro, o interior estava bem fofinho, foi atacado logo ao pequeno-almoço e ainda trouxe uma fatia para comer a meio da manhã. Achei este pão ligeiramente mais salgado do que os que faço com as farinhas da Nacional.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Paté de Delícias do Mar

Este é um paté que uso frequentemente sempre que há uma pequena recepção em minha casa, é simples de fazer e é óptimo.


Ingredientes:

  • Um pacote de delícias do Mar
  • 2 dentes de alho grandes
  • 1 Ovo cozido
  • Maionese q.b.


Confecção:

Retirem o pacote de delícias do mar do congelador cerca de 15 minutos antes de iniciarem a receita ou então descongelem alguns segundos no microondas, mas apenas o sucifiente para que elas continuem congeladas, ficando um pouco mais maleáveis, para se poderem cortar.

Dividam as delícias em dois grupos. Depois coloquem o primeiro grupo partido aos pedaços dentro da 1, 2, 3, juntamente com 1 dente de alho e metade do ovo cozido. Triturem até ficar bem partidinho, mas sem ser totalmente amassado. Retirem e coloquem numa taça. Façam o mesmo com o segundo grupo e juntem na mesma taça.

Depois envolvam com a maionese, até acharem que está homogéneo. Eu faço isto a olho, mas é importante que não haja maionese a mais, para não ficar demasiado líquido. Geralmente uso a maionese da Calvé, mas também podem usar maionese caseira, mas se sobrar a duração no frigorífico é menor.

Podem servir de imediato, porque está bem fresquinho, se for para servir depois, coloquem no frigorífico.

(Colocarei as fotos quando voltar a fazer esta receita.)

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Cogumelos Salteados - Almoço Rápido

Vou almoçar a casa e nem sempre tenho comida feita, por isso as refeições rápidas são a melhor opção, já que disponho de apenas um hora de almoço.
Hoje cheguei a casa e até tinha comida feita, seria só aquecer, mas não me estava a apetecer novamente aquilo... Cusquei o frigorífico e o que dispunha e fico com isto:


Ingredientes:

  • Azeite q.b.
  • Sal fino q.b.
  • 12 Cogumelos frescos de tamanho médio/pequeno (esqueçam os de lata, quando começarem a comer destes não vão querer outros!)
  • 1/4 de Courgette
  • 1 Cebola de tamanho médio


Confecção:

Pego numa frigideira de tamanho médio, coloco um fio de azeite e depois de quente, coloco os cogumelos partidos em 4 e a courgette também partida em 4, em seguida coloco a cebola cortada aos pedacinhos. Coloco o sal por cima, deixo apurar e vou mexendo de vez em quando. Bastam 10 a 15 minutos ao lume, para ficar no ponto.

Em seguida, coloquei dois ovos numa pequena frigideira e mexi-os sem qualquer tempero para acompanhar.

Não sei se era por estar mesmo com muita fome ou se aquilo estava mesmo bom, mas soube-me deliciosamente! E ainda terminei a minha pausa para almoço desta forma:

Com um chocolate quente da minha Dolce Gusto e dois After Eight!

É que o meu apetite por chocolate anda ávido e incontrolável... :s

Bolo de Aniversário do Gil - Chocolate e Coco

Decidi fazer o bolo do segundo aniversário do Gil, porque este ano iria menos gente do que no ano anterior, tendo em conta que estávamos de luto pelo meu avô e não queria uma festa de arromba e também porque o bolo do ano passado era bonito, mas custou cerca de 35% do orçamento total do gasto da festa e achei que era capaz de fazer algo bonito, original, delicioso e muito mais económico!

Tinha andado a ver várias receitas, mas nenhuma me tinha verdadeiramente entusiamado, mas na altura de fazer o bolo, olhei para os ingredientes de que dispunha em casa e encontrei no verso de um pacote de chocolate (do Pingo Doce) uma receita, e decidi que seria aquilo mesmo, com algumas alterações obviamente, pois não sei mesmo seguir uma receita sem inventar mais qualquer coisa, sendo que neste caso até dobrei as quantidades da receita, além de lhe ter acrescentado mais um ingrediente, quanto a mim essencioal para o sucesso que o bolo fez!

Ingredientes:
  • 8 Ovos
  • 4 Chávenas de Açucar - usei apenas 3 e mais qualquer coisita
  • 4 Chávenas de Farinha - usei Farinha para Bolos da Nacional, não tendo usado fermento
  • 1,5 Chávena de Óleo
  • 2 Chávenas de Leite Morno
  • 2 Colheres de Sobremesa de Fermento - não usei, porque a farinha já tinha
  • 250g de Chocolate em Pó - usei 2 embalagens da marca Pingo Doce
  • 200g de Coco ralado - usei uma embalagem da marca Pingo Doce


Confecção:

Liguei o forno a 180º graus.
Numa saladeira bem grande coloquei primeiro os ovos, o açucar, o chocolate em pó, a farinha, o óleo e bati tudo, depois envolvi com o leite morno, até ficar tudo homogéneo.
Untei uma forma rectangular (e ainda me deu para outra mais pequena) e levei ao forno, cerca de 50 minutos.


Cobertura:

  • Duas embalagens de Chantily Royal (4 pacotes)
  • Meio frasquinho de corante verde
  • Confetis para decorar


Depois de ter cortado o bolo em forma de "2", em que mais parecia um "Z", mas pronto... segui as instruções da embalagem de chantily (com leite) e juntei o corante verde, para dar o ar de uma pequena selva.

Com o saco de pasteleiro cobri o bolo, coloquei-lhe os confetis, coloquei a vela dos dois aninhos e espalhei os animais por sima do bolo.

O resultado final foi este:



O bolo ficou óptimo, toda a genta gabou a minha proeza (ai a baba!).

Podem usar metade da receita para um bolo normal, mas como era para ser um bolo de aniversário para cerca de 25 pessoas, optei por fazer numa quantidade maior, no entanto ainda sobrou bastante...

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Bolo de Maçã e Canela

Adoro bolos de maçã e vi algures por aí a receita com estes ingredientes e dei-lhe o meu toque pessoal:

Ingredientes:

  • 1 Maçã - usei duas
  • 3 Ovos
  • 200g de Açucar
  • 70ml de Óleo
  • 60ml de Leite
  • 50ml de Vinho do Porto
  • 300 g de Farinha - usei Farinha para Bolos da Nacional, com fermento
  • 1 Colher de chá de fermento - não usei, por a farinha já ter
  • 1 colher de sopa de Canela em Pó - usei duas

Confecção:

Coloquei as maçãs no copo da 1,2,3 e triturei, depois adicionei os ovos, o açucar, o óleo, o leite, o Vinho do Porto e a canela, bati tudo até ficar homogéneo.

Depois juntei-lhe a farinha, a 1, 2, 3 aí começou a patinar, peguei numa colher de pau e toca de mexer tudo, para ficar bem misturado.

Tirei a cuba da MFP e coloquei lá dentro todo o preparado. Coloquei no programa de cozer (programa 12 -> 1 hora), depois de terminar, deixei lá ficar até terminar o de aquecimento da máquina (mais uma hora), mas acho que se deixarem ficar somente 30 a 40 minutos, já fica óptimo!

Aqui temos as fotos do bolo, ideal para acompanhar com chá ou café na hora do lanche! Levei para o aniversário da minha cunhada e toda a gente gostou!

Inauguração

Bem, como já viram no meu outro blog, as coisas por este lado não têm andado muito fáceis, pelo que qualquer coisa que me entrenha o espírito é uma mais valia intelectual e como recebi de presente a bela Máquina de fazer Pão, no Natal, tenho andado a pesquisar receitas e afins para ir fazendo novos cozinhados e ir rentabilizando o meu presente.

Muitos foram os sites que vi de receitas, com inúmeras receitas, nas quais me tenho inspirado. Aos poucos vou começar a dinamizar aqui o cantinho das Manias e Receitas, com receitas para a MFP e não só, mas agora começo por esclarecer o nome de manias e receitas, é que tenho uma mania especial com receitas... não as conseguir seguir na totalidade! Tenho de alterar sempre qualquer coisa, por mínima que seja!